Serviços de Psicologia e Orientação

Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) desenvolvem a sua acção nos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, sendo três os domínios considerados para a sua intervenção:

• O apoio psicopedagógico a alunos e a professores;
  • O apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa
  • A orientação escolar e profissional

Atribuições

• Colaborar com a comunidade educativa prestando apoio psicopedagógico às actividades educativas, identificando as causas do insucesso escolar e propor medidas tendentes à sua eliminação.
  • Articular em colaboração com os órgãos de gestão da escola e com outros serviços especializados, nomeadamente das áreas de saúde e da segurança social, de modo a contribuir para o correcto diagnóstico e avaliação sócio-médica-educativa dos alunos e planear medidas de intervenção.
  • Apoiar alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projecto de vida.
  • Planear e executar actividades de orientação escolar e profissional através de programas e acções de aconselhamento a nível individual e de grupo.
  • Colaborar com outros serviços, nomeadamente no apoio à celebração de protocolos, tendo em vista a organização de informação e orientação profissional.
  • Desenvolver acções de informação e sensibilização dos pais e da comunidade em geral no que respeita à problemática que as opções escolares e profissionais envolvem.

Equipa

Função Nome