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Metas

1. Sucesso Escolar

Pré-Escolar

Assegurar a aquisição de competências definidas para o Pré-Escolar com uma taxa média no intervalo de 85% - 95%, até ao final do ano letivo 2016/17, atendendo à monitorização do biénio anterior, para os alunos que frequentam assiduamente o Jardim de Infância, entendendo-se por “frequência assídua” uma criança que não falte mais do que 30 dias por ano letivo.

1º Ciclo do Ensino Básico

Atendendo à monitorização dos resultados obtidos no quadriénio anterior, assegurar uma taxa média de transição no intervalo de 85% - 95%, até ao final do ano letivo 2016/17, para os alunos que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico.

2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário

Atendendo à monitorização dos resultados dos alunos a nível interno, desde 2007/2008 até 2014/2015, apontamos as seguintes metas quantificáveis (expressas em intervalos de realização):

 Grupo de Português

Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar

Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade

5.º

85% - 90%

6.º

80% - 85%

7.º

80% - 85%

8.º

80% - 85%

9.º

82% - 87%

10.º

70% - 75%

11.º

75% - 80%

12.º

90% - 95%

 Grupo de Inglês

Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar

Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade

5.º

80% – 85%

6.º

80% – 85%

7.º

80% – 85%

8.º

75% – 80%

9.º

70% – 75%

10.º

70% – 75%

11.º

80% – 85%

Grupo de Francês

Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar

Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade

7.º

80% - 85%

8.º

75% - 80%

9.º

75% - 80%

10º

74% – 80%

11.º

80% – 85%

 Grupo de Matemática

Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar

Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade

5.º

70% - 80%

6.º

70% - 80%

7.º

65% - 75%

8.º

65% - 75%

9.º

60% - 65%

10.º Matemática

70% - 80%

10.º MACS

70% - 80%

11.º Matemática

60% -70%

11.º MACS

60% - 65%

12.º

65% - 70%

 Grupo de Física e Química

Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar

Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade

7.º

75 %– 85%

8.º

75 %– 85%

9.º

70 %– 80%

10.º

70 %– 80%

11.º

60 %– 70%

12.º

80 %– 90%

 Grupo de Biologia

Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar

Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade

5.º

75% - 85%

6.º

75% - 85%

7.º

75% - 85%

8.º

75% - 85%

9.º

75% - 85%

10.º

75% - 85%

11.º

75% - 85%

12.º

80% - 90%

Grupo de Informática

Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar

Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade

5.º

85% - 95%

6.º

85% - 95%

7.º

85% - 95%

8.º

85% - 95%

 Grupo de História

Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar

Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade

5.º

80% - 90%

6.º

80% - 90%

7.º

80% - 90%

8.º

80% - 90%

9.º

80% - 90%

10.º

80% - 85%

11.º

80% - 85%

12.º

80% - 85%

 Grupo de GEOGRAFIA

Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar

Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade

7.º

80% - 85%

8.º

80% - 85%

9.º

80% - 85%

10.º

90% - 100%

11.º

90% - 100%

12.º

90% - 100%

 Grupo de Filosofia

Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar

Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade

10.º - Filosofia

80% - 85%

11.º - Filosofia

90% - 95%

12.º - Psicologia B

95% -100%

12.º - Sociologia

95% -100%

 Grupo de Educação Física

Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar

Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade

90% ‐ 100%

90% ‐ 100%

80% ‐90%

80% ‐ 90%

9º e Curso Vocacional

90% ‐ 100%

10º

90% ‐ 100%

11º

90% ‐ 100%

11º e Curso vocacional

80% ‐ 90%

12º

90% ‐ 100%

 Grupo de Educação Musical

Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar

Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade

5.º

80% ‐ 90%

6.º

80% ‐ 90%

 Grupo de Educação Tecnológica

Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar

Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade

5.º

80% ‐ 90%

6.º

80% ‐ 90%

7.º

90% ‐ 95%

8.º

90% ‐ 95%

 Grupo de Artes Visuais

Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar

Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade

5.º ‐ Educação Visual

80% - 90%

6.º ‐ Educação Visual

80% - 90%

7.º ‐ Educação Visual

90% ‐ 95%

8. º ‐ Educação Visual

90% ‐ 95%

9.º ‐ Educação Visual

90% ‐ 95%

Todos os grupos sujeitos à avaliação externa perspetivaram igualar ou aproximar as classificações obtidas em Exame Nacional à Média Nacional, considerando o intervalo médio de confiança de dois valores.  

Cursos Vocacionais

Assegurar uma taxa de conclusão no intervalo de 95% - 100%.

Educação Especial

Assegurar uma taxa de transição no intervalo de 80% ‐ 95% para os alunos que usufruem de medidas de Educação Especial, ao nível de Apoio Pedagógico Personalizado; Adequações Curriculares Individuais e Adequações no Processo de Avaliação.

Assegurar uma taxa de transição no intervalo de 85% ‐ 95% para os alunos que usufruem da medida de Currículo Específico Individual.

 

2. Abandono Escolar

Atendendo à monitorização do quadriénio anterior, o abandono deve limitar-se a uma taxa anual no intervalo de 0% - 1% dos alunos matriculados.

 
3. Apoio às Aprendizagens dos Alunos
 
3.1. Objetivos Gerais
  • Proporcionar a todos os alunos, incluindo aqueles que revelam dificuldades de aprendizagem, ou os que evidenciem potencialidades para níveis mais elevados de desenvolvimento, o apoio pedagógico que se mostre necessário e adequado.
  • Proporcionar aos alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente, o apoio personalizado adequado à sua plena integração na comunidade escolar e ao desenvolvimento das suas competências escolar e sociais.
3.2. Diferenciação Pedagógica e trabalho em equipa multidisciplinar
 
No âmbito da construção da autonomia do Agrupamento, e tendo em consideração a crescente complexidade que se exige para responder a todos e cada um dos alunos, de modo a promover-se o seu sucesso educativo, as metas anteriormente definidas (cf. 1.4. do item 1 – Sucesso Educativo) só poderão ser exequíveis se a intervenção educativa for consubstanciada em medidas específicas de diferenciação pedagógica e de articulação com outros intervenientes no campo educativo, social e da saúde.

4. Participação nas Estruturas de Orientação Educativa e nos Órgãos de Gestão

    • Dotar as estruturas pedagógicas intermédias do Agrupamento, nomeadamente, as de orientação educativa e de supervisão pedagógica de recursos humanos que garantam a eficiência do seu funcionamento e a sua eficácia em prol da prossecução e cumprimento das respectivas finalidades.

5. Relação com a Comunidade

Estabelecer com a comunidade inter-relações de que possam resultar benefícios mútuos, considerando nomeadamente:
    • Que o Agrupamento de Escolas pertence à comunidade em que se insere, sem prejuízo de estar sob tutela do Ministério da Educação.
    • Que a qualidade das relações humanas estabelecidas é um factor fundamental para que se gere um sentimento recíproco de pertença, potenciando assim os benefícios que podem resultar de uma plena integração.
    • Que o Agrupamento de Escolas tem por missão servir a comunidade em que se insere, respondendo especificamente às suas necessidades educativas e formativas, sem prejuízo de outras que se revelem úteis e adequadas à sua natureza de espaço público de educação e formação.

6. Participação em Projectos e Actividades Escolares

  • Desenvolver actividades e projectos com relevância para o cumprimento do currículo, que proporcionem aos alunos diferentes perspectivas de abordagem dos curricula e uma ocupação integral do tempo escolar com tarefas e actividades relevantes para a sua educação e formação plena.
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