Metas
1. Sucesso Escolar
Pré-Escolar
Assegurar a aquisição de competências definidas para o Pré-Escolar com uma taxa média no intervalo de 85% - 95%, até ao final do ano letivo 2016/17, atendendo à monitorização do biénio anterior, para os alunos que frequentam assiduamente o Jardim de Infância, entendendo-se por “frequência assídua” uma criança que não falte mais do que 30 dias por ano letivo.
1º Ciclo do Ensino Básico
Atendendo à monitorização dos resultados obtidos no quadriénio anterior, assegurar uma taxa média de transição no intervalo de 85% - 95%, até ao final do ano letivo 2018/2019, para os alunos que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico.
2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário
Atendendo à monitorização dos resultados dos alunos a nível interno, desde 2007/2008 até 2014/2015, apontamos as seguintes metas quantificáveis (expressas em intervalos de realização):
Grupo de Português
Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar |
Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade |
5.º |
85% - 90% |
6.º |
80% - 85% |
7.º |
80% - 85% |
8.º |
80% - 85% |
9.º |
82% - 87% |
10.º |
70% - 75% |
11.º |
75% - 80% |
12.º |
90% - 95% |
Grupo de Inglês
Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar |
Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade |
5.º |
80% – 85% |
6.º |
80% – 85% |
7.º |
80% – 85% |
8.º |
75% – 80% |
9.º |
70% – 75% |
10.º |
70% – 75% |
11.º |
80% – 85% |
Grupo de Francês
Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar |
Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade |
7.º |
80% - 85% |
8.º |
75% - 80% |
9.º |
75% - 80% |
10º |
74% – 80% |
11.º |
80% – 85% |
Grupo de Matemática
Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar |
Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade |
5.º |
70% - 80% |
6.º |
70% - 80% |
7.º |
65% - 75% |
8.º |
65% - 75% |
9.º |
60% - 65% |
10.º Matemática |
70% - 80% |
10.º MACS |
70% - 80% |
11.º Matemática |
60% -70% |
11.º MACS |
60% - 65% |
12.º |
65% - 70% |
Grupo de Física e Química
Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar |
Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade |
7.º |
75 %– 85% |
8.º |
75 %– 85% |
9.º |
70 %– 80% |
10.º |
70 %– 80% |
11.º |
60 %– 70% |
12.º |
80 %– 90% |
Grupo de Biologia
Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar |
Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade |
5.º |
75% - 85% |
6.º |
75% - 85% |
7.º |
75% - 85% |
8.º |
75% - 85% |
9.º |
75% - 85% |
10.º |
75% - 85% |
11.º |
75% - 85% |
12.º |
80% - 90% |
Grupo de Informática
Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar |
Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade |
5.º |
85% - 95% |
6.º |
85% - 95% |
7.º |
85% - 95% |
8.º |
85% - 95% |
Grupo de História
Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar |
Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade |
5.º |
80% - 90% |
6.º |
80% - 90% |
7.º |
80% - 90% |
8.º |
80% - 90% |
9.º |
80% - 90% |
10.º |
80% - 85% |
11.º |
80% - 85% |
12.º |
80% - 85% |
Grupo de GEOGRAFIA
Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar |
Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade |
7.º |
80% - 85% |
8.º |
80% - 85% |
9.º |
80% - 85% |
10.º |
90% - 100% |
11.º |
90% - 100% |
12.º |
90% - 100% |
Grupo de Filosofia
Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar |
Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade |
10.º - Filosofia |
80% - 85% |
11.º - Filosofia |
90% - 95% |
12.º - Psicologia B |
95% -100% |
12.º - Sociologia |
95% -100% |
Grupo de Educação Física
Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar |
Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade |
5º |
90% ‐ 100% |
6º |
90% ‐ 100% |
7º |
80% ‐90% |
8º |
80% ‐ 90% |
9º e Curso Vocacional |
90% ‐ 100% |
10º |
90% ‐ 100% |
11º |
90% ‐ 100% |
11º e Curso vocacional |
80% ‐ 90% |
12º |
90% ‐ 100% |
Grupo de Educação Musical
Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar |
Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade |
5.º |
80% ‐ 90% |
6.º |
80% ‐ 90% |
Grupo de Educação Tecnológica
Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar |
Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade |
5.º |
80% ‐ 90% |
6.º |
80% ‐ 90% |
7.º |
90% ‐ 95% |
8.º |
90% ‐ 95% |
Grupo de Artes Visuais
Disciplinas lecionadas pelo grupo disciplinar |
Taxa de sucesso esperado, por disciplina, no final de cada ano de escolaridade |
5.º ‐ Educação Visual |
80% - 90% |
6.º ‐ Educação Visual |
80% - 90% |
7.º ‐ Educação Visual |
90% ‐ 95% |
8. º ‐ Educação Visual |
90% ‐ 95% |
9.º ‐ Educação Visual |
90% ‐ 95% |
Todos os grupos sujeitos à avaliação externa perspetivaram igualar ou aproximar as classificações obtidas em Exame Nacional à Média Nacional, considerando o intervalo médio de confiança de dois valores.
Cursos Profissionais
Assegurar uma taxa de conclusão no intervalo de 95% - 100%.
Educação Especial
Assegurar uma taxa de transição no intervalo de 80% ‐ 95% para os alunos que usufruem de medidas de Educação Especial, ao nível de Apoio Pedagógico Personalizado; Adequações Curriculares Individuais e Adequações no Processo de Avaliação.
Assegurar uma taxa de transição no intervalo de 85% ‐ 95% para os alunos que usufruem da medida de Currículo Específico Individual.
2. Abandono Escolar
Atendendo à monitorização do quadriénio anterior, o abandono deve limitar-se a uma taxa anual no intervalo de 0% - 1% dos alunos matriculados.
-
Proporcionar a todos os alunos, incluindo aqueles que revelam dificuldades de aprendizagem, ou os que evidenciem potencialidades para níveis mais elevados de desenvolvimento, o apoio pedagógico que se mostre necessário e adequado.
-
Proporcionar aos alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente, o apoio personalizado adequado à sua plena integração na comunidade escolar e ao desenvolvimento das suas competências escolar e sociais.
4. Participação nas Estruturas de Orientação Educativa e nos Órgãos de Gestão
-
Dotar as estruturas pedagógicas intermédias do Agrupamento, nomeadamente, as de orientação educativa e de supervisão pedagógica de recursos humanos que garantam a eficiência do seu funcionamento e a sua eficácia em prol da prossecução e cumprimento das respetivas finalidades.
5. Relação com a Comunidade
-
Que o Agrupamento de Escolas pertence à comunidade em que se insere, sem prejuízo de estar sob tutela do Ministério da Educação.
-
Que a qualidade das relações humanas estabelecidas é um fator fundamental para que se gere um sentimento recíproco de pertença, potenciando assim os benefícios que podem resultar de uma plena integração.
-
Que o Agrupamento de Escolas tem por missão servir a comunidade em que se insere, respondendo especificamente às suas necessidades educativas e formativas, sem prejuízo de outras que se revelem úteis e adequadas à sua natureza de espaço público de educação e formação.
6. Participação em Projetos e Atividades Escolares
-
Desenvolver atividades e projetos com relevância para o cumprimento do currículo, que proporcionem aos alunos diferentes perspetivas de abordagem dos curricula e uma ocupação integral do tempo escolar com tarefas e atividades relevantes para a sua educação e formação plena.